Distraída Coalizão de Condução Lança Esforço Nacional

(17 de setembro de 2021) Dezenas de organizações de segurança lançaram uma coalizão nacional com o objetivo de reduzir a ameaça mortal da condução distraída nas rodovias do país.

O comitê de direção do grupo, o National Distracted Driving Coalition, com 100 membros, disse em 16 de setembro que está planejando agir como uma central de compensação para grupos de segurança locais e estaduais. Ela promoverá abordagens nacionais, inovadoras e colaborativas para lançar luz e buscar legislação sobre práticas de direção tão distraídas como falar e enviar mensagens de texto em telefones celulares.

A coligação fez o seu anúncio na 8ª Cimeira Anual de Condução Distraída, em Virginia Beach, Va.

A coligação irá concentrar-se em áreas como a recolha de dados de condução distraída, tecnologias, educação, aplicação e legislação.

A cada poucas horas uma vida é perdida nas estradas do país devido à condução distraída, disse o vice-presidente do National Transportation Safety Board, Bruce Landsberg. Em nenhum outro modo de transporte aceitaríamos o tipo de carnificina que temos nas nossas auto-estradas.

A NTSB está entre os membros do comitê de direção da coalizão.

Outros membros do comitê de direção incluem a American Trucking Associations, o Insurance Institute for Highway Safety, a Governors Highway Safety Association, a National Sheriffs' Association, a Federal Motor Carrier Safety Administration e a National Highway Traffic Safety Administration.

?A condução distraída mata milhares e fere centenas de milhares nos Estados Unidos todos os anos,? disse Landsberg. Os Estados Unidos estão fazendo alguns progressos na abordagem deste problema de saúde pública, mas nenhum Estado implementou as recomendações da NTSB que exigem a proibição do uso de todos os dispositivos eletrônicos pessoais enquanto se dirige, exceto em caso de emergência.

Numa declaração, a ATA disse que a coligação planeia comunicar a importância de ter dados de prevalência para medir e acompanhar o problema, e irá preparar documentos de informação política e legislativa para apoiar as iniciativas legislativas.

Sabemos que garantir uma condução segura é fundamental para melhorar a segurança nas estradas, e talvez nenhuma ação faria mais pela causa da segurança do que reduzir as distrações para os motoristas", disse o presidente da ATA, Chris Spear. Os caminhoneiros americanos vêem motoristas em seus telefones enquanto dirigem inúmeras vezes ao dia, e se um motorista está focado em um texto ou chamada, sabemos que eles não estão focados em dirigir com segurança".

Quando financiamos programas de condução deficientes, devemos também financiar programas de condução distraída", acrescentou Janet Brooking, diretora executiva da Drive Smart Virginia. Quando fazemos leis de direção para deficientes com grande facilidade, também devemos ser capazes de avançar na legislação de direção distraída".

Jennifer Smith, CEO da StopDistractions.org, disse: "Quando falamos sobre o número crescente de colisões, ouvimos falar de excesso de velocidade, cintos de segurança e condução deficiente. Mas a condução distraída não é mencionada...

Smith continuou, "Será que desistimos? É muito difícil? É inconveniente? Porque não estamos a fazer tanto como há uma década atrás??

O Deputado John Carson (R-Ga.), membro do comité de direcção, patrocinou uma conta de telemóvel "mãos-livres" que foi aprovada por lei na Geórgia em 2018.

Ele disse que tem trabalhado recentemente com legisladores estaduais no Arizona, Alabama, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Missouri e Indiana.

Os motoristas querem boa saúde e educação sobre tecnologias emergentes. Paul Beavers da PCS Software e Dra. Bethany Dixon da Drivers Health Clinic compartilham suas idéias.